Novo Direção e Gestão de Equipamentos e Instalações Desportivas Ver maior

Direção e Gestão de Equipamentos e Instalações Desportivas

Novo

ATRIBUIÇÃO DE 10 UC’S PARA RENOVAÇÃO DE CÉDULAS de TEF e DT.

Curso reconhecido



Duração: 50h

Prazo para conclusão do curso: 30 dias após início do curso.

Entidade Formadora: Conclusão

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200,00€

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PROGRAMA

Módulo 1 – Planeamento e gestão estratégica do negócio em desporto

a)    Enquadramento da indústria desportiva e do fitness;
b)    - Análise e tendências do mercado;
c)    - Princípios fundamentais da gestão;
d)    - Áreas de intervenção da gestão;
e)    - Diferenciação entre gestão tradicional e gestão estratégica;
f)    - Relação entre o planeamento e gestão;
g)    - Gestão estratégica à luz da metodologia Balanced ScorecCrd;
h)    - Identidade corporativa e definição da missão, visão e valores organizacionais;
i)    - Ferramentas de apoio à estratégia (SWOT, PEST e mapas estratégicos);
j)    - Definição de objetivos estratégicos para o negócio;
k)    - Construção de indicadores de mensuração/avaliação dos objetivos estratégicos;
l)    - Princípios da gestão de produtos/serviços desportivos;
m)    - Técnicas de gestão de instalações e equipamentos desportivos/fitness;
n)    - Aspetos fundamentais na construção, apetrechamento e manutenção de instalações desportivas;
o)    - Etapas e procedimentos na elaboração do plano de negócios;
p)    - Tipologias de controlo e métricas de avaliação da performance e sucesso do negócio;
q)    - Empreendedorismo e inovação;
r)    - Direito do desporto/fitness/piscinas.

Módulo 2 – Gestão financeira e orçamental de organizações desportivas

a)    O Investimento como Elemento Diferenciador;
b)    Estratégias de Negociação com Mercado Bancário e Fornecedores de Serviços;
c)    Criação de Cenários e Projeções Económico/Financeiras e Respetivas Análises;
d)    A Elaboração de Orçamentos e Ciclos Orçamentais;
e)    Identificação e Diferenciação das Fontes de Receitas e de Proveitos;
f)    Identificação e Diferenciação das Fontes de Despesa e de Custos;
g)    A Elaboração da Demonstração de Resultados e a sua Análise;
h)    Conceção de Indicadores Articulados de Gestão Financeira e Orçamental;
i)    A Definição de Targets/Objetivos Financeiros/Contabilísticos;
j)    Análise da Performance Financeira;
k)    Definição de Rúbricas de Despesas Fixas e Variáveis;
l)    Registo e Controlo de Consumos;
m)    Definição e Cálculo do BEP de Exploração;
n)    Cálculo do Payback do Investimento.

Módulo 3 – Gestão de marketing e gestão de clientes

a)    Conceitos de marketing estratégico, operacional, relacional e digital;
b)    Princípios fundamentais do marketing no desporto e principais tendências/inovações;
c)    Definição de estratégias de marketing;
d)    Estudos e análises de mercado;
e)    O marketing-mix e a atitude de marketing;
f)    Política e definição de preço de produtos e serviços;
g)    Etapas na elaboração do plano de marketing;
h)    Posicionamento e segmentação do negócio;
i)    O ciclo de vida de um produto e/ou serviço desportivo;
j)    A importância dos novos produtos/serviços para a cadeia de valor do negócio;
k)    estratégias de CRM na relação com o cliente (gestão da relação com os clientes);
l)    Análise dos canais de marketing/comunicação digital;
m)    A gestão da equipa comercial;
n)    Angariação de contactos/prospects;
o)    A comunicação nas vendas;
p)    O processo de venda;
q)    Análise das personalidades dos prospects (DISC);
r)    Estratégias e técnicas de retenção de clientes;
s)    Estratégias no fecho de venda.

Módulo 4 – Gestão da qualidade e gestão das actividades desportivas

a)    Princípios fundamentais da gestão da qualidade;
b)    Normas em vigor na observância da qualidade nos serviços desportivos;
c)    Identificar e potenciar a cadeia de valor do serviço prestado;
d)    Estratégias de satisfação e retenção do cliente através da qualidade;
e)    A elaboração de questionários de avaliação da qualidade dos serviços;
f)    Medição da satisfação dos cientes através de instrumentos e técnicas de avaliação;
g)    Elaboração de relatórios de comunicação dos resultados da qualidade/satisfação.
h)    Técnicas de gestão de eventos e atividades desportivas;
i)    Estratégias de rentabilização dos espaços;
j)    Criação de procedimentos e Check-Lists para organização de aulas e eventos;
k)    A criação dos mapas de atividades e eventos;
l)    Elaboração do plano anual de atividades.

Módulo 5 – Gestão operacional e gestão do capital humano

a)    Princípios fundamentais da gestão operacional;
b)    Identificação e quantificação de colaboradores por áreas funcionais;
c)    Definição dos horários de funcionamento da instalação;
d)    Elaboração dos mapas e horários dos colaboradores;
e)    Elaboração dos mapas de aulas;
f)    Elaboração e controlo dos procedimentos internos por áreas funcionais;
g)    Estratégias para a resolução das contingências do dia-a-dia do negócio;
h)    Introdução à gestão de equipas;
i)    A liderança como processo agregador;
j)    Introdução ao coaching como instrumento ao serviço do sucesso organizacional;
k)    Gestão do capital humano – o ativo mais importante das organizações;
l)    Processos de recrutamento e seleção de colaboradores;
m)    Elaboração dos descritivos funcionais;
n)    O sucesso das equipas pelas estratégias de motivação;
o)    Gestão dos talentos e promoções internas;
p)    Sistemas de avaliação de desempenho;
q)    Estratégias integradas e sustentadas de incentivos aos colaboradores.


Objetivos específicos

a) Identificar e compreender o enquadramento normativo específico e geral que regula a actividade;
b) Implementar eficazmente as acções de selecção, de avaliação, de motivação e liderança de recursos humanos;
c) Elaborar e controlar um sistema administrativo eficiente e eficaz às necessidades dos clientes e dos seus colaboradores;
d) Dinamizar produtivamente os espaços, tendo em consideração critérios de qualidade e segurança assim como as necessidades e interesses dos seus clientes;
e) Monitorizar um sistema de qualidade esboçado por especialistas;
f) Dominar as ferramentas essenciais do Marketing;
g) Implementar e monitorizar um sistema de gestão orçamental rigoroso.

Metodologia formativa

- Regime de E – learning (sessões síncronas e assíncronas, mediante cronograma definido); - O e-formando terá acesso aos conteúdos da formação a qualquer hora, em função da sua disponibilidade, tendo apenas que cumprir a presença obrigatória nas sessões síncronas, assinaladas em cronograma; - A ação decorre em plataforma de gestão de aprendizagem (moodle), com todas as ferramentas necessárias ao desenvolvimento da ação; - Está prevista a possibilidade de ser efectuado o download de todos os materiais disponibilizados, para uso em PC ou impressão; - No final da formação, será realizada uma averiguação de conhecimentos, de carácter obrigatória (que poderá ser de âmbito de aferição em formato de teste oral/escrito ou de realização de documento/trabalho final).

Tutoria/Acompanhamento

- Acompanhamento ativo e permanente da ação, 24h/dia;
- Dúvidas e esclarecimentos prestados pelo E-Formador num prazo máximo de 48h.

Destinatários

- Atuais ou Futuros Investidores, Proprietários, Administradores ou Gestores de Espaços de Fitness (Ginásios, Health Clubs, Wellness Centers, Piscinas, SPAs e afins);
- Atuais ou Futuros Club Managers, Diretores Técnicos, Coordenadores Técnicos, Gestores Operacionais, Sales Managers, Fitness Managers, Duty Managers, Membership Managers;
- Titulares de Habilitação Académica ou Estudantes em Ciências do Desporto, nomeadamente Educação Física e Desporto; Educação/Populações Especiais; Treino Desportivo/Alto Rendimento; Gestão do Desporto; Gestão de Organizações Desportivas, ou similares;
- Titulares de Habilitação Académica ou Estudantes em Ciências da Saúde, nomeadamente Fisioterapia, Reabilitação, Nutrição, Psicologia, Enfermagem, ou áreas afins;
- Titulares de Habilitação Académica ou Estudantes em Ciências Económicas, nomeadamente Economia e Gestão, ou áreas afins;
- Técnicos Detentores do Título Profissional TEF e/ou DT (Técnico de Exercício Físico e/ou Diretor Técnico, respetivamente);
- Titulares de Cargos Políticos ligados à área do desporto, nomeadamente Autarquias e Juntas de Freguesia que pretendam enriquecer os seus conhecimentos;
- Técnicos Superiores de Desporto de Municípios que tenham, ou venham a ter à sua responsabilidade a gestão de Piscinas e Espaços de Fitness;
- Demais interessados que pretendam realizar o curso a título de enriquecimento pessoal e/ou profissional.

Metodologia de avaliação

- A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala percentual (0 a 100%), tendo em conta a ponderação em cada atividade prática, que deverá ser realizada no final de cada módulo.

Certificação

- Emissão de certificado de formação profissional (com menção qualitativa e quantitativa) a todos os e-formandos que concluírem a ação de formação com aproveitamento; - Oferta da tradução do certificado do curso em inglês; - Por aproveitamento entenda-se uma classificação final igual ou superior a 50%; - Os trabalhos propostos pela equipa e-formativa deverão ser realizados na íntegra e entregues nos momentos indicados, sendo que a sua não realização ou entrega resultará na impossibilidade de avaliação e certificação do e-formando.

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