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OBJECTIVOS GERAIS: pretende-se proporcionar aos Formandos a oportunidade de integrar a teoria e a prática da Psicologia, na avaliação Psicológica de condutores, visando a otimização dos serviços prestados por psicólogos que atuam ou pretendam atuar na área da Avaliação Psicológica de Condutores.
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS (COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER):
No final da formação, os formandos são capazes de:
- Identificar os diferentes tipos de comportamento adotados pelos condutores;
- Distinguir os grupos de risco intervenientes em acidentes de viação;
- Enunciar as exigências legais vigentes, no que respeita à avaliação psicológica de condutores;
- Adotar atitudes éticas, cumprindo com o Código deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses, bem como com as Diretrizes Internacionais com a Utilização dos Testes;
- Explicar os dados relativos às estatísticas de sinistralidade rodoviária;
- Descrever os fatores que interferem na condução automóvel;
- Distinguir as áreas de avaliação, metodologias e instrumentos de avaliação psicológica de condutores;
- Reconhecer o papel da medicina na avaliação de condutores;
- Utilizar os instrumentos e metodologias adequados para a avaliação psicológica de condutores;
- Elaborar corretamente os certificados e relatórios de avaliação psicológica.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS (POR MÓDULO):
Módulo 1 - O CONDUTOR Comportamento do condutor; Grupos de risco intervenientes em acidentes de viação.
Módulo 2 - LEGISLAÇÃO DE ENQUADRAMENTO Legislação vigente; Princípios éticos; Diretrizes internacionais para a utilização de testes.
Módulo 3 - PREVENÇÃO RODOVIÁRIA Estatísticas de sinistralidade rodoviária; Fatores que interferem na condução automóvel.
Módulo 4 - ÁREAS E METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA Áreas de avaliação, metodologias e instrumentos de avaliação psicológica de condutores. A medicina na avaliação de condutores.
Módulo 5 - APLICAÇÃO PRÁTICA Avaliação e análise de resultados. Os modelos instituídos pelo IMT-IP; outros relatórios.
Metodologia Formativa
Tutoria
- O/a e-formador/tutor desempenha um papel fundamental como facilitador/a e mediador/a da aprendizagem, pelo que prestará um acompanhamento ativo e permanente 24 horas por dia;
- O/a e-formador/a terá obrigação de atribuir um feedback ao e-formando e de responder às suas dúvidas no prazo máximo de 48h.
Pré-requisitos
- Acesso a um computador com ligação à internet;
- Um browser (programa para navegar na Web, de preferência o Mozilla Firefox ou o Google Chrome);
- Este curso não exige qualquer conhecimento prévio do tema.
Metodologia de Avaliação
- A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala percentual (0 a 100%), tendo em conta a ponderação em cada atividade prática que deverá ser realizada no final de cada módulo.
Certificação
- No final do curso será emitido um Certificado de Formação Profissional a todos os e-formandos/as que concluírem com aproveitamento, desde que realizem todos os trabalhos propostos;
- Os/as formandos/as que não obtiveram o mínimo de 50% de aproveitamento final, ou ainda se verifique que não se desenvolveram os trabalhos propostos ao longo da formação, não auferem o respetivo certificado de formação profissional.